Como os óleos essenciais te ajudam a criar hábitos mais saudáveis?
Já tentou criar um hábito e falhou miseravelmente? Então, você não está sozinha. Novos hábitos são bem difíceis de se estabelecer. Nesse post damos algumas dicas de como deixar isso um pouco mais fácil. Esse post foi livremente inspirado em dois livros: “O poder do hábito” de Charles Duhigg e “Hábitos atômicos” de James Clear. Como os óleos essenciais te ajudam a criar hábitos mais saudáveis? Os óleos essenciais são grandes aliados para praticantes de atividades físicas. Auxiliam no pré-treino, com a preparação muscular. Durante o treino, atuando nas vias respiratórias, melhorando o fluxo de oxigênio e o ânimo. No pós-treino, auxiliando na recuperação muscular. Além disso, para se evoluir na prática de atividades físicas é preciso estimular também a mente. Os óleos essenciais têm uma capacidade única de atuar nesse sentido.
FAÇA O MÍNIMO
O mais difícil em estabelecer um hábito é manter a rotina. Você quer começar a correr 3x por semana. Dessa maneira, você acorda na segunda-feira animada e vai. Chega no meio da semana com a rotina corrida, dá a hora de sair e você está super atarefada. Pensa no tempo e acaba desanimando ainda mais de ir. Por isso, antes de pensar em quantos quilômetros percorrer, você deve focar em estabelecer o hábito. Assim, reduza a atividade ao mínimo necessário para atingir o seu objetivo. Você pode, por exemplo, estabelecer: vou correr 1 minuto 3x por semana. Parece bobagem, mas depois de 2 semanas fazendo isso, você verá como fica bem mais fácil manter esse hábito.
CRIE RITUAIS
Outra tática boa para se utilizar e criar rituais em torno da atividade. Nisso os óleos essenciais podem te ajudar muito. O olfato é um ótimo aliado para estabelecer assimilações, então sempre que for praticar determinada atividade, pegue um óleo estimulante (Alecrim, Hortelã-pimenta, Eucalipto, etc.) e faça 30 segundos de respiração profunda. Portanto, além de receber o estímulo desses óleos, depois de algum tempo você criará uma associação entre o aroma e a sensação de bem-estar causada pelos exercícios físicos. Então, mesmo que você esteja com um pouco de preguiça ou desanimada, o seu corpo terá um estímulo a mais para praticar o exercício.
ORGANIZE O AMBIENTE
O seu ambiente deve favorecer a criação do hábito. Por exemplo, se quer sair bem cedo para a academia, já deixe a roupa separada, a mesa do café arrumada ou até mesmo um pré-treino pronto na geladeira. Se quer praticar ioga pela manhã, já deixe seu tapete no lugar na noite anterior, com a sala arrumada pronta para a prática. Isso facilita muito quando o seu cérebro tentar ir contra o seu hábito.
ESCOLHA O QUE TE DÁ PRAZER
Não adianta nada você fazer tudo isso para manter o hábito de ir à academia, por exemplo, se você acha um porre ficar levantando peso. Com isso, procure atividades que te dão prazer, porque mesmo nos dias mais difíceis você terá alguma força de vontade para ir. Experimente diversas modalidades e não se apegue se não gostar. Ache a que te traz mais alegria.
Bem, uma vez que tenha estabelecido a prática de esportes na sua vida ou se você já tem isso, vamos para algumas dicas de como os óleos essenciais te ajudam a criar hábitos mais saudáveis.
Como os óleos essenciais te ajudam a criar hábitos mais saudáveis
Pré-treino
Alguns óleos essenciais têm propriedades estimulantes, ajudam na circulação, melhoram a respiração e podem prevenir lesões. É interessante utilizar um blend de óleos essenciais diluído em óleo carreador (óleo vegetal) aplicado nos músculos e articulações que serão mais exigidas durante a prática da atividade.
Blend estimulante pré-treino
Diluia a mistura em 30 ml de óleo carreador (coco, amêndoa, uva, girassol)
5 gotas Eucalipto
10 gotas Alecrim
5 gotas Gengibre
2 gotas Hortelã-pimenta
Aplique a mistura nos músculos e articulações.
Durante o treino
Durante o treino os óleos alguns óleos podem ajudar a ter uma respiração melhorar. Alguns deles são: Alecrim, Eucalipto, Hortelã-pimenta, Lemongrass. O ideal não é recorrer aos óleos essenciais em todos os treinos, e sim em alguns treinos que você sabe que terá uma exigência maior do corpo e da respiração. Se você estiver praticando um treino mais intenso e sofrendo com fadiga muscular, por mais contraditório que pareça, nesse caso o ideal é utilizar óleos relaxantes e não estimulantes. Essa fadiga é causada por uma hiperestimulação e utilizar um óleo estimulante pode cansar ainda mais o seu corpo. Você pode utilizar manjerona ou invés de alecrim, por exemplo. Ou laranja doce, ao invés de lemongrass.
Pós-treino
Os benefícios pós-treino são realmente ótimos. Combinações de óleos essenciais podem ser aplicados em massagem nos músculos para acelerar o processo de recuperação e atenuar o processo inflamatório que pode ocorrer após um treino mais intenso. Além de aplicar gelo no músculo, o que ajuda muito no processo de recuperação, você pode fazer um blend de óleos essenciais e aplicar nas áreas mais doloridas.
Blend 1
3 gotas de Eucalipto
5 gotas de Manjerona
3 gotas de Hortelã-Pimenta
4 gotas de Gengibre
Blend 2
2 gotas de Camomila romana
3 gotas de Lavanda
4 gotas de Cipreste
Dilua em 20ml de óleo carreador, gel de arnica ou aloe vera.
Aplique nas regiões afetadas.