Feng Shui – introdução ao pensamento milenar e 6 dicas de aplicações práticas.

As palavras Feng Shui significam literalmente “vento” e “água”, respectivamente e está ligada a uma tradição milenar chinesa que estuda as formas que o ambiente afeta as nossas vidas e nossas relações. Segundo Nancilee Wydra, fundadora do Institudo Feng Shui American o Feng Shui é “uma antiga arte chinesa do arranjo do espaço, está organizado em torno da premissa de que onde estamos é tão importante quanto quem somos.” Então entender como se dá a nossa relação com o espaço que habitamos é fundamental para melhorarmos todos os aspectos da nossa vida. Veja Feng Shui 6 dicas práticas  para transformar sua casa!

A Índia e a China reivindicam a ascendência do feng shui. Os arqueólogos descobriram evidências de que cerca de 5.500 anos atrás, os místicos indianos praticavam os princípios do “vastu shastra”, traduzido literalmente como “ciência da construção”. É um sistema que explica como projetar e construir edifícios, casas e cidades. Os seguidores do vastu acreditam que todo edifício é um organismo vivo com sua própria energia e estudam os efeitos dos cinco elementos – terra, água , fogo , ar e espaço – no mundo ao seu redor.

Segundo alguns historiadores, cerca de 3.000 anos atrás, os praticantes de vastu da Índia (geralmente monges) atravessaram o Tibete e entraram na China. Os chineses adotaram e adaptaram os princípios do Vastu, que evoluíram para as várias escolas de feng shui. 

O Feng Shui deu o seu primeiro salto para o Ocidente nos anos 80 e vem crescendo constantemente desde então. Nos últimos anos, o interesse nos elementos arquitetônicos e de design do feng shui aumentou bastante na América do Norte, Europa e Austrália. Existem diversas escolas de pensamento do Feng Shui desde as mais tradicionais chinesas até algumas fundadas nos Estados Unidos e Europa. Mas todas elas seguem alguns princípios em comum que vamos abordar aqui.

O yin-yang

Este símbolo é um dos mais facilmente reconhecíveis da cultura chinesa. Os swooshes em preto e branco são conectados, com um ponto da cor oposta em cada um. O conceito por trás do yin e yang é que eles são estados opostos de chi (energia). Um não pode existir sem o outro. Yin (preto) está associado à feminilidade, matéria, noite, frio, passividade e suavidade, e yang (branco) é sobre masculinidade, espírito, dia, calor, atividade e dureza. Se você não viu a noite, não conseguiu entender o que é o dia, então nenhum dos dois pode existir por si só. No mundo do feng shui, o yin e o yang devem ser equilibrados.

Os cinco elementos

Essas são as fases pelas quais o chi se move.

Terra (rochas, cerâmica)

Fogo (velas, lareiras)

Metal ( eletrônicos , molduras prateadas)

Água (fontes, aquários)

Madeira (planta viva ou árvore – madeira morta, como móveis, não conta)

Você pode pensar nos elementos que atuam um no outro como um jogo avançado de “Pedra, Papel, Tesoura” – existem dois ciclos, produtivos e destrutivos.  Madeira alimenta o fogo, fogo produz terra, terra produz metal e metal produz água que alimenta a madeira. Já no ciclo destrutivo a madeira sobrecarrega a terra, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a água apaga o fogo, a terra bloqueia a água.  É preciso manter o equilíbrio desses elementos para ter prosperidade no ambiente.

O bagua

Esse é um mapa que divide a vida em nove áreas, que representam os quadrantes no Feng Shui. Seguindo esse layout é possível orientar a construção da casa e disposição dos elementos que a compõem. Existem duas formas de expressar esse mapa, através de uma tabela ou  para uma especie de mapa octogonal, que é a imagem mais conhecida do Feng Shui. 

Bagua octogonal
Bagua “tabela”

Aplicações  práticas

Existem muitas polêmicas e divergências das diferentes escolas de pensamentos do Feng Shui, mas a grande maioria das ações para equilibrar o ambiente podem ser calcadas no bom senso e praticidade. Vamos dar algumas dicas de aplicações do Feng Shui nos ambientes para melhorar a sua relação com a casa e deixar o seu lar mais leve e aconchegante. 

1. A porta da frente e entrada

O Chi entra pela porta da frente (considerada como a boca), portanto, esteja bem iluminada, facilmente acessível, livre de obstruções e limpa para permitir que a energia flua diretamente para sua casa e vida.

2. A cozinha

As cozinhas são vistas como um símbolo de prosperidade. Se você pode se alimentar bem, você já é abundante.

O fogão é o foco central de uma cozinha e deve ser colocado estrategicamente, para não ficar de costas para a porta ao cozinhar. Se isso for impossível, pendure um espelho atrás do fogão para ter uma visão da porta.

A energia do cozinheiro é transmitida aos alimentos, portanto, preste atenção especial ao seu humor ao cozinhar.

3. O quarto

Os quartos são santuários da privacidade, paz, proteção e intimidade, então escolha seu quarto principal longe de uma rua barulhenta.

As cores dos quartos devem ser em tons suaves, leves e tranquilos, juntamente com toques de vegetação natural para deixar mais leve o espaço.

A melhor posição para a cama é contra uma parede sólida mais distante e na diagonal oposta à porta,  para que você possa ver quem está entrando. Isso permitirá que você se sinta mais forte, mais calmo e responsável. Evitar deixar a cabeceira da cama nas paredes que fazem divisa com o banheiro, pois o banheiro drena a energia.

4. O banheiro

Os banheiros são uma necessidade – no entanto, no Feng Shui, eles representam energia drenada e podem literalmente ser um dreno de saúde ou riqueza.

Por isso mantenha as portas do banheiro fechadas, cubra o ralo da pia, o ralo da banheira e mantenha a tampa do vaso fechada. Pendure um espelho de corpo inteiro para extrair a energia drenada do ralo.

As plantas também são uma boa ideia, pois são consideradas um elemento de madeira, equilibrando a ação da água no banheiro.

5. A sala de estar

A sala de estar é frequentemente considerada o coração da casa, por isso é vista como um local sagrado no Feng Shui, de onde todas as outras energias da casa se originam.

Coloque o sofá principal de frente para a entrada. Sofás com as costas voltadas para a porta podem criar falta de convívio.

Mantenha a sala sempre energizada, mantendo-a limpa, aberta e sem desordem para garantir uma casa saudável e harmoniosa.

Crie um santuário com objetos de valor afetivo, cristais e plantas para coletar a energia da prosperidade.

6. O escritório

Um escritório adequado de Feng Shui ajudará você a se sentir inspirado, produtivo e poderoso, além de aumentar sua criatividade, disciplina e sucesso.

A entrada, portanto, é vital para o seu sucesso, e você deve se sentar em uma posição de poder, o que significa que você pode ver a porta quando estiver sentado em sua mesa e tudo o mais na sala.

Cerque-se de imagens e objetos que o mantêm inspirado e motivado – coisas que lembram seus sucessos e realizações passados e os que ainda estão por vir.

Escolha móveis e acessórios que sejam compatíveis com suas visões de prosperidade, abundância e sucesso, refletindo assim a transformação e o crescimento que você deseja.

Veja o post sobre Feng Shui e óleos essenciais!


Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber sempre as novidades!