Felicidade e o seu ideal
A felicidade é uma meta de vida para muitas pessoas. Mas o que é felicidade mesmo? Estar feliz é o mesmo que ser feliz? E qual parâmetro determinamos para analisar a nossa felicidade?
Normalmente associamos a nossa felicidade a algo que ainda não temos. Por exemplo, quando eu comprar aquela roupa, quando eu tiver meu corpo fitness, quando eu casar, ter filhos, aquela promoção no emprego, minha casa própria, aquela viagem sonhada… e por assim vai. Nós como seres humanos somos insaciáveis em nossos desejos, parte disso foi o que nos fez chegar onde estamos, isso para o bem e para o mal. Então é sempre bom buscarmos entender melhor nossa relação com nossos desejos e como lidamos com a felicidade e o seu ideal.
Na sociedade de consumo o ideal de felicidade está ligado muitas vezes as coisas que podemos adquirir. É necessário fazer a máquina girar. Por isso questionar quais são as coisas que realmente importam e entender o que é fundamental para a minha existência se faz tão necessário. Não vou entrar aqui nas questões de dificuldades e desigualdades inerentes a nossa sociedade, que tornam ainda mais complicada (as vezes até impossível) essa reflexão transição de vida. Partindo do princípio de que a felicidade não é uma coisa estática, ou um platô no qual alcançamos e pronto, é necessário então estar em conexão com ela mas não deixar se tornar uma obsessão.
Felicidade é estar…
E qual a relação disso com a aromaterapia? Muitas… Nós somos seres da natureza. Muito embora normalmente nos colocamos em redomas de concreto e aço, nosso habitat natural não é esse. Alguns estudos já apontam que o contato com a natureza traz mais felicidade que o dinheiro, e que passar apenas 5 minutos em contato com a natureza aumenta nossa sensação de felicidade. Os óleos essenciais são compostos naturais extraídos das plantas e que estimulam nosso sistema nervoso nos dando a sensação de contato com a natureza. Praticar a aromaterapia então é uma forma de trazer a natureza até você, onde quer que você esteja. É claro que ela não substitui o contato direto de estar em meio da natureza, caminhando e vendo aquelas belas paisagens. Mas no contexto do dia-a-dia de correria e trabalho que temos nas grandes cidades os óleos essenciais são aquela escapadinha sempre ao nosso alcance.
Vale ressaltar aqui que esse tema sobre felicidade é bastante complexo e pessoal. Temos vistos um crescente interesse pela aromaterapia, principalmente do ponto de vista comercial, o que não tem nenhum problema, se estiver junto com a responsabilidade e ética. Muitas pessoas indicando os óleos como cura para vários distúrbios e transtornos. É preciso ter cautela e entender que os óleos essenciais são apenas uma ferramenta que se usada corretamente pode trazer inúmeros benefícios, mas que ela sozinha não vai te trazer a cura para todos os males.
Além da questão ligada à natureza, outro fator que nos trás felicidade e que tem sido apontado em pesquisas é a criação e partilhamento de comunidades. A aromaterapia tem esse poder, muitas vezes, de unir pessoas que têm ideias e valores parecidos em relação ao mundo. Esse é o nosso maior desafio e sonho como empresa. Criar uma comunidade conectando pessoas, promovendo encontros e pontes em busca de uma vida plena e com mais significado. Porque muitas vezes a vida não é fácil, mas quando temos pessoas e um lugar de acolhimento e respeito, isso faz com que os percalços possam ser ultrapassados, dando mais força para seguir em frente!