Como os óleos essenciais são obtidos?
Extração dos óleos essenciais
A extração dos óleos essenciais é o processo pelo qual a planta é submetida para a retirada do óleo. O tipo de processo escolhido e qual parte da planta será utilizada varia de acordo com cada óleo desejado.
Existem diversos métodos de extração dos óleos essenciais, alguns deles são utilizados a milhares de anos. Os métodos mais comuns utilizados hoje são:
– extração a vapor
– extração por hidrodestilação
– extração por extrusão ou prensagem
– extração à vácuo
– extração por solvente e
– extração por óleo.
Cada tipo de extração pode produzir um resultado diferente, com composições químicas distintas entre si. Mesmo utilizando a mesma espécie de vegetal. Nesse texto vamos abordar os dois métodos mais comuns utilizados para obtenção dos óleos essenciais: Extração a vapor e extração por prensagem.
Extração a vapor
É também conhecido como destilação a vapor ou arraste a vapor, é o método mais utilizado para a obtenção dos óleos essenciais. Esse processo consiste na extração do óleo a partir da ruptura da parede celular das “bolsas” onde está o óleo essencial, quando o vapor d’água passa a ter temperatura acima de 80°C.
O sistema de extração é constituído por:
Caldeira – parte responsável pelo aquecimento da água para gerar o vapor
Extrator – recipiente onde é colocado a espécie vegetal e por onde o vapor d’água passa levando consigo o óleo essencial em forma de vapor.
Condensador – uma espécie de serpentina onde a mistura de vapor d’água + óleo essencial passa do estado gasoso para o líquido.
Separador – nesse estágio o líquido proveniente do processo é depositado em um recipiente chamado de separador. O óleo essencial, por ter uma densidade menor ficará na parte superior e no fundo o hidrolato.
O hidrolato é a parte mais aquosa resultante do processo de extração do óleo a vapor e também possui propriedades do óleo essencial só que bem diluídas. Por isso ele é indicado também para uso em crianças e animais.
Extração por extrusão
Este método reconhecido internacionalmente para a produção de óleos, principalmente para óleos cítricos.
Essa forma de extração consiste em espremer as cascas dos frutos, sem aquecimento, na temperatura ambiente, e assim obter o óleo essencial. Normalmente as frutas cítricas possuem um elevado percentual de em suas cascas. Muitas vezes a obtenção do óleo está ligada a produção de sucos de frutas, uma vez que a sobra dessa indústria é matéria-prima para a produção dos óleos essenciais.
Sob o ponto de vista químico, o método de prensagem elimina a possibilidade dos constituintes químicos de estrutura ácida e altamente reativos, presente na casca das frutas, alterem sua composição química e como consequência o seu aroma. O que aconteceria caso fosse usado o método de extração por vapor.
Fonte: WOLFFENBÜTEL, A. N. Base Química dos Óleos Essenciais – Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2019