Aromaterapia para alívio da ansiedade
Muitos de nós estamos em casa agora, em um momento de muita incerteza e apreensão. Essa combinação de fatores pode nos levar a uma ansiedade muito grande. A aromaterapia para aliviar a ansiedade utiliza os óleos essenciais, que somados a outras atividades, amenizam essa sensação e ajudam a passar por essa crise.
OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL
Durante a crise do COVID-19, viver em isolamento social é uma realidade que estamos enfrentando em todo o mundo. Além disso, nos vem inúmeras outras questões a respeito da situação. Quando tudo isso vai passar? Será que vou perder alguém próximo? Vou ficar doente? Como será o meu trabalho daqui para frente? As perguntas vão se somando e a ansiedade bate forte. Enquanto não temos respostas para elas, vamos te ajudar a amenizar essa sensação com a ajuda dos óleos essenciais!
Viver isolado pode ter um preço enorme para qualquer pessoa. Mesmo os mais anti-sociais de nós ainda temos amigos e familiares com quem interagem regularmente. Agora, com a crise do COVID-19, estamos enfrentando além da crise da pandemia uma nova realidade social.
Alguns dos possíveis efeitos que o isolamento pode ter sobre as pessoas, de acordo com este artigo sobre Saúde Mental, são: percepção distorcida do tempo, altos níveis de ansiedade, alucinações, colapso cognitivo, diminuição da resposta imune, pressão arterial mais alta e doenças cardiovasculares (presumivelmente devido ao estresse mental e emocional do isolamento) , e pode aumentar o risco de mortalidade em até 50%.
Temos abordado formas de amenizar os efeitos desse isolamento social nas nossas vidas, utilizando principalmente os óleos essenciais, somado a outras atividades, que contribuem para uma melhoria do nosso bem-estar e saúde em geral. Hoje vamos falar sobre a ansiedade e o poder dos óleos essenciais no combate a essa condição que tem estado muito presente nesses dias de quarentena.
A ATUAÇÃO DOS AROMAS NO NOSSO CÉREBRO
Os aromas são extremamente poderosos – uma simples molécula pode provocar imediatamente uma poderosa memória de um lugar ou pessoa. Os perfumes conseguem evocar emoções e memórias instantaneamente e atuam diretamente em nossos corpos através do sistema nervoso.
O nervo olfatório é onde sentimos os aromas. Ele começa no nariz e entra no crânio através de pequenos orifícios até se conectar diretamente ao cérebro. Esse nervo envia sinais imediatos para muitas partes do cérebro, incluindo o sistema límbico e a amígdala, responsáveis por emoções, humor e memória.
Esses sistemas também são responsáveis por regular nosso sistema nervoso autônomo, que pode desencadear uma resposta de luta ou fuga, acelerando a respiração, os batimentos cardíacos e aumentando a pressão arterial, ou pode acalmar-nos ativando o sistema nervoso parassimpático, relaxando nossos corpos.
Entender isso nos ajuda a compreender como os aromas podem rapidamente desencadear reações físicas em nossos corpos e ter efeitos duradouros mesmo após o desaparecimento do perfume. Foi demonstrado que alguns óleos essenciais, como o de lavanda, interagem de maneira bioquimicamente semelhante a medicamentos anti-ansiedade nos neuroreceptores.
COMO A AROMATERAPIA PODE NOS AJUDAR COM A ANSIEDADE
Aromaterapia é uma prática da medicina complementar e alternativa que explora o poder curativo dos aromas dos óleos essenciais extraídos das plantas, de modo a equilibrar sua mente, corpo e espírito. Estudos demonstraram que os óleos essenciais específicos usados na aromaterapia podem ajudar a aliviar a ansiedade, relaxar o corpo e promover um sono melhor.
LAVANDA
O óleo essencial de lavanda é um dos mais estudados para efeitos relaxantes. Estudos apontam que a aromaterapia com óleo de lavanda acalma o sistema nervoso – diminuindo a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a temperatura da pele, além de alterar as ondas cerebrais para um estado mais relaxado.
Os dois principais terpenoides aromáticos do óleo essencial de lavanda são o linalol e o acetato de linalil. Como essas moléculas são lipofílicas, elas atravessam as membranas celulares. Esses componentes têm um efeito ansiolítico através de vários mecanismos, incluindo uma ação no sistema nervoso parassimpático.
A lavanda também pode ajudar com insônia leve e proporcionar melhor qualidade do sono. Além de ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão em mulheres com depressão pós-parto. Também ajuda a reduzir a ansiedade em ambientes médicos, consultórios odontológicos, unidade de terapia intensiva e durante os preparativos antes da cirurgia.
O aroma de lavanda estimula as vias cerebrais, incluindo nosso sistema límbico, que está conectado à nossa resposta emocional e memórias. Estudos usando eletroencefalografia (EEG), que mede as ondas cerebrais, e imagens cerebrais usando ressonância magnética funcional (MRI) mostram mudanças significativas durante o uso da lavanda, consistentes com seus efeitos relaxantes.
BERGAMOTA
A bergamota cítrica é uma fruta híbrida entre uma laranja-amarga e limão ou lima e é utilizada para criar o óleo essencial de bergamota. É tradicionalmente usado na medicina popular italiana, mas tem muitos estudos novos para apoiar sua capacidade de aliviar a tensão e a ansiedade. O óleo essencial de bergamota é frequentemente usado em fragrâncias, bem como em aromas alimentares, e também se acredita ter propriedades antibacterianas.
Estudos clínicos realizados descobriram que a aromaterapia com óleo essencial de bergamota reduz a frequência cardíaca, a pressão arterial e o estresse. Reduz a dor crônica e até altera os padrões das ondas cerebrais.
Em pacientes submetidos a cirurgia, após a inalação, eles se apresentavam menos ansiosos do que os do grupo controle. Outro estudo demonstrou a eficácia do óleo em ratos com estresse crônico.
YLANG YLANG
O óleo essencial de Ylang Ylang é extraído da flor de uma árvore tropical no sudeste da Ásia. O aroma de Ylang Ylang demonstrou relaxar e diminuir a pressão sanguínea em muitos pequenos estudos. Um estudo constatou que o aroma de Ylang Ylang acalmou o sistema nervoso, levando a menor frequência cardíaca e pressão arterial e ritmos cardíacos no eletrocardiograma (ECG).
Usado na aromaterapia, o óleo essencial de ylang-ylang é conhecido por ser eficaz contra a depressão, ansiedade e pressão alta. Por exemplo, um estudo descobriu que a inalação desse óleo essencial tinha um efeito sedativo e reduzindo a pressão arterial e a frequência cardíaca. Também reduziu o estresse.
LARANJA DOCE
O óleo essencial de laranja tem uma potente atuação para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.
Em um Estudo de 2013, verificou-se que a aromaterapia com óleo essencial de laranja reduziu os batimentos cardíacos e os níveis de hormônio do estresse em crianças submetidas a um procedimento odontológico.
Além disso, em um Estudo de 2015, às mulheres em trabalho de parto relataram menos ansiedade após a inalação do óleo essencial de laranja do que as mulheres do grupo controle que inalaram água destilada.
UM estudo de 2019 em ratos observaram que a inalação de óleos essenciais de laranja possui efeitos positivos na depressão. Os pesquisadores descobriram que os ratos que inalaram o óleo essencial de laranja apresentaram menos comportamentos semelhantes aos da depressão.
NOVOS TEMPOS, VELHOS TRATAMENTOS
A hiperconectividade transformou as nossas vidas. E com ela tem se registrado um aumento dos transtornos de ansiedade em todo o mundo. O Brasil é, segundo a OMS, o país com mais casos de transtornos de ansiedade no Mundo.
A ansiedade em si não é ruim. Ela é um dispositivo desenvolvido pelo nosso sistema para garantir a nossa sobrevivência diante dos perigos da vida de caçador-coletor que tínhamos há milhares de anos.
Com a vida moderna ela foi tomando outros significados e dependo do grau pode ser muito prejudicial à saúde. Os óleos essenciais podem ser usados como tratamento complementar em casos de transtorno de ansiedade, ou para aliviar graus que podem se manifestar em diversos momentos de nossas vidas. É um tratamento que se utiliza de elementos da natureza que nos acompanham a centena de milhares de anos.
Muitas vezes nos esquecemos que somos também integrantes da natureza, por estarmos sempre rodeados de aparelhos eletrônicos, paredes e asfalto. O uso dos óleos essenciais, cria de certa forma uma reconexão com o nosso passado mais ancestral.
Os componentes químicos de alguns óleos essenciais atuam, segundo estudos que citamos acima, amenizando os sintomas da ansiedade, trazendo uma sensação maior de relaxamento, tranquilidade e bem-estar. Além disso, o uso dos óleos essenciais se torna um momento em que paramos alguns minutos do nosso dia e olhamos para dentro. Esse ritual faz toda a diferença!
*Esse conteúdo tem caráter informativo. Nada substitui uma consulta médica. Procure também um profissional aromaterapeuta qualificado para te indicar um tratamento específico a sua necessidade.